Projeto "Grupo 77 Portugal"

8 Canais e uma multiplicidade de códigos ou tons de proteção em PMR446 são demasiados para que em caso de necessidade não encontremos ninguém com quem comunicar, por esse motivo nasceu em Espanha a iniciativa canal 7-7 que pretende centrar um grupo de apoio num canal e assim facilitar a comunicação, algo que estamos a replicar em Portugal.

No grupo de três fundadores somos um conjunto de rádio-operadores do PMR446, todos nós ligados profissionalmente ou voluntariamente à proteção e socorro de pessoas e bens, alguns dos quais também rádio-operadores da Banda do Cidadão, ou radioamadores, que decidimos colocar-nos à disposição da população utilizadora de rádios PMR446. A ideia original começou em Espanha e rapidamente a transportámos para Portugal com as necessárias adaptações para não ferir por um lado a legislação nacional e, por outro porque entendemos que o projeto inicial era melhorável.
Idealizámos então que a replicação do projeto em Portugal teria como vantagem a ampliação territorial colocando-o à disposição também dos espanhóis de visita ao nosso país, mas por outro lado não nos quisemos limitar à comunicação em Montanha como acontece em Espanha.

Como é sabido se alguém não inteirado do projeto necessitar de comunicar e para isso tentar encontrar alguém a falar num canal, se apenas estivermos à escuta torna-se impossível saber que há ali alguém à escuta naquele canal, pelo que importa que o canal seja usado para comunicações regulares, e que os seus utilizadores tenham sempre presentes a preocupação de deixar espaço entres transmissões para poder escutar um pedido de ajuda.
Assumimos assim o compromisso de nos manter-mos em Canal 7 (446.08125MHz) ton 7 (85.4Hz) quando viajamos quotidianamente para qualquer lado em trabalho ou lazer e, testamos durante um ano a probabilidade de contacto, que se tem vindo a revelar surpreendente não tanto pelo alcance mas muito mais pela probabilidade de encontro. Por exemplo um dos elementos que frequentemente faz os seus passeios ao final da tarde por Monsanto em Lisboa, ou em Sintra ao fim-de-semana, comunica frequentemente com outro em Cacilhas - Almada. Já aconteceu sem combinação prévia um chamar no centro comercial Colombo na expectativa de comunicar com o que habitualmente passeio no Monsanto ou em Sintra, encontrar o outro num piso diferente da mesma superfície comercial. Muitos outros encontros surpreendentes via rádio foram possíveis e contactos que até se julgavam pouco prováveis em termos de alcance face aos obstáculos em meio urbano, algo que só acontece com escuta permanente e persistência na tentativa de comunicação. Aconteceu também dois dos elementos do grupo comunicarem com outro não integrante do Grupo 77 em viagem até ao posto de vigia da pedra Amarela na Serra de Sintra, enfim os encontros via rádio que todos os aficionados das radiocomunicações sabem ser possíveis e que aqui são potenciados pelo facto de todos partilharem um só canal. No fim de semana passado, um turista espanhol comunicava com outro em canal 7-7 na Serra da Arrábida e foi possível contactar com o mesmo a partir de Monsanto - em Lisboa, tendo ainda sido efetuado contacto também em canal 7 FM em CB, já que os turistas em causa eram caravanistas e por acaso também rádio-operadores da banda do cidadão, um deles também radioamador.
É este o objetivo central, criar pontos de encontro nas frequências da rádio para a comunicação, com a predisposição para a assistência / auxilio.

Durante mais de um ano não divulgámos a nossa iniciativa porque já tínhamos realizado outras experiências recentes e constatámos que para o registo normalmente aparece muita gente, mas na prática são poucos os que aderem mesmo ao espírito do projeto. Quisemos compreender como poderíamos fazer algo mais sólido e aqui estamos a tentar de novo com um modelo diferente e mais exigente nos limites da razoabilidade de um projeto voluntário, para o qual não apelamos a ninguém para fazer parte mas em que todos os que desejem mesmo podem e devem fazer parte.

5 comentários:

  1. Ideia louvável que dá novas perspetivas ao PMR que assim se torna ainda mais utilidade pública.73

    ResponderEliminar
  2. Amigos, boas. Para vossa info, goi criado o grupo 446 PMR FAIAL nos Açores. De momento com praticantes na cidade da Horta. Escutamos canal 7 e 8. Se mos visitarem chamem. Sou o "Móvel 6" . Também radioamador com call-sign CU3AU ... 73

    ResponderEliminar